Galileu Galinhei e os negacionistas

 


Ontem, numa reunião virtual  (vade retro COVID!) entre amigos, as ótimas apresentações do livro de Mario Livio “Galileu e os negadores da ciência” (feita pelo Ivo Busko) e da peça de Brecht “Galileu Galilei” (feita pelo Paulo Camargos) despertaram em mim os personagens Gu-Ê-Krig (um deus Kadiweu da mitologia Guiacuru) e seu companheiro Galileu Galinhei (um frango que se tornou discípulo do filósofo Antônio Cícero), acima reaparecidos depois de anos ausentes.

Em 2015, num surto de criatividade desenhei centenas de tiras sobre estes personagens. É a mais avançada criação em quadrinhos que conheço, tão avançada que ninguém entendeu. Foi minha tese em latim, pois consegui ser incompreendido por todo mundo.

Quem quiser se arriscar a entender, VER AQUI algumas tiras.

A propósito de escrever ciência em latim (ou na língua dos inquisidores atuais - sic Paulo Camargos - o inglês), tenho defendido a publicação de nossos conhecimentos científicos em português, contrariando o sistema de meritocracia dominante nas universidades. Quem desejar rever os argumentos, CLIQUE AQUI 

Sobre a ideia de que até os cientistas precisam de "crer" em algumas coisas, mesmo sem as "ver" (no sentido de não serem capazes de aplicar o método científico a tudo no cotidiano), sugiro dar uma conferida no meu pedido de desculpas a um aluno católico VER AQUI




Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário que será enviado para o LOR.

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Último post

Comemorando meus 50 anos como cartunista!