Uai, o planeta não está aquecendo?

 

Algumas pessoas ficaram curiosas sobre este gráfico acima, que apresentei num poste recente, que mostra a tendência de redução da temperatura da Terra nos últimos 65 MILHÕES DE ANOS, a qual teria levado à formação de gelo nos polos, à redução da umidade na atmosfera e encolhimento das florestas úmidas, propiciando o aparecimento de florestas secas e savanas, onde teria ocorrido a evolução humana.

Então, perguntaram, o planeta não está aquecendo?

Estas informações são científicas e confiáveis?

Tomei contato com este gráfico quando comprei o livro abaixo no Museu de História Natural de Nova York em 1996, que fora produzido pela BBC. Desde então, vinha utilizando-o nas minhas aulas sobre evolução da termorregulação humana (como fiz recentemente no poste citado).


O gráfico acima se refere apenas ao período de crescimento dos mamíferos, depois da extinção dos dinossauros causada por um asteroide gigante que se chocou contra a Terra. Portanto, ele representa apenas uma fração da informação mais ampla sobre a temperatura em nosso planeta, que abrange cerca de 5 BILHÕES DE ANOS, apresentada no gráfico abaixo.

É importante notar que no primeiro gráfico a escala lateral apresenta a temperatura média em graus Celsius (na forma de um termômetro de 10 a 28 C), enquanto no segundo gráfico encontramos a variação da temperatura acima da temperatura “base” de 14 C dos anos 1960 a 1990.

No entanto, se olharmos os períodos correspondentes (do Eoceno até recentemente), os dois gráficos apresentam a mesma informação.



Outra informação importante, no segundo gráfico, é que ele apresenta uma variação na escala do tempo para dar uma noção das mudanças nos últimos séculos, quando podemos observar melhor o aquecimento global recente.

Quem desejar conhecer o método de medida da temperatura do nosso planeta, apresentada nestes gráficos, sugiro que veja os detalhes técnicos no artigo original .

Portanto, amigues, continuo plenamente convencido do que diz o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima:



O homem tem aquecido o clima a uma taxa sem precedentes há, no mínimo, 2.000 anos.

E pelo jeito, não tem mais jeito! 
(segundo Ramon Cosenza e George Monbiot).



Comentários

Mais visitadas

PJ, o duro

Este livro é uma ousadia

A história em quadrinhos sobre a Amazônia