Mamutes na sala

 




Depois de ler os dois artigos interessantes que o amigo Ramon Cosenza me enviou nesta última semana, sobre as relações entre a crise climática e o capitalismo, fiquei pensando que a melhor ilustração para o texto do Jeremy Lent não seria o capitalismo como um elefante na sala das discussões (sobre as terríveis consequências do aquecimento global), mas sim um mamute.

Até porque os mamutes foram extintos no final da última Era Glacial... por aumento da temperatura do planeta!

GEORGE MONBIOT e JEREMY LENT nos mostram que a crise climática é parte inseparável do capitalismo e não há como acabar com o aquecimento global sem acabar com o modo de produção capitalista.

Confesso que meu sentimento atual é de que já perdemos o momento de revertermos as alterações climáticas. Deve ser coisa da minha perspectiva solitária de um cara com 72 anos, que passou os últimos 45 anos falando sobre isso, meio como o cara do cartum abaixo.




No entanto, se a esperança e o medo são paralisantes e agir é a única alternativa, como diz HANNAH ARENDT, como indivíduo resta-me pouco além de falar e regar minha pitangueira, para ver se ela me dá um fruto antes do apocalipse.

Mas como parte de um coletivo, agir agora talvez seja enfrentarmos outro mamute na sala, pois precisamos pensar como seria o combate ao aquecimento global no governo Lula em 2023, se ele for eleito, como nos alerta do sociólogo Rudá Ricci numa entrevista intrigante ( VER AQUI ).

Se Lula assumir seu papel tradicional ao centro, como ele vai fazer com a questão climática? Vai convidar novamente alguém do agronegócio para combater o desmatamento?

Temos que radicalizar a defesa da questão ambiental para puxarmos a toalha da mesa de discussão do centro para a esquerda. Quando ameaçam tomar nosso pão, devemos exigir com manteiga!

Nossos mamutes contemporâneos podem vir a ser extintos pelas mudanças climáticas ou políticas futuras, mas, por enquanto, parece que eles vão muito bem, obrigado.

Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Último post

Comemorando meus 50 anos como cartunista!