O Movimento Diagonalista



Foi lançado ontem pelo cientista, médico, filósofo e viajante Romeu Cardoso, o Movimento Diagonalista (MD+), que surgiu na Córsega (já tem uma ilha ocupada pelos adeptos) e vem tomando conta do Brasil.

O movimento tem cinco ideias fundamentais para enfrentar a vida no mundo contemporâneo.


A primeira ideia é o treinamento mental para aumentar a participação do Quinto Elemento (representado pelo Lobo Frontal) nas decisões cotidianas, tornando-as mais racionais.




A segunda ideia é a adoção dos princípios históricos da Quinta Fase da Humanidade, como lembrou José Miguel Wisnik no Ciclo Utópico, ou seja, depois de passarmos pelas seguintes fases:

Fase Mãe (vida em contato com a natureza, vida paleolítica);

da Fase Pai (autoritarismo patriarcal nas sociedades de classe, como mostrado nas questões do Totem e Tabu pelo Freud);

da Fase Filho (Jesus e seu novo olhar, no qual somos todos irmãos);

da Fase Espírito (atual, na qual tudo vai para a “nuvem (onde se não existirmos na nuvem, não existiremos no plano físico);

e, finalmente, entraremos na Fase final do Amém (na qual aceitaremos a vida como ela é dentro dos princípios budistas).




A terceira ideia é de que devemos ser capazes de pensar usando as cinco lógicas, mais uma vez lembradas pelo Wisnik:  

a primeira é a Lógica Única (na qual não existem opções válidas, apenas uma verdade, por exemplo, a lógica do Estado Islâmico),;

a segunda é a Lógica Dialética (na qual há opções dialéticas que se afetam mutuamente, ou na qual pode haver duas verdades diferentes, dependendo de como é formulada a questão, como na física quântica, por exemplo);

a terceira é a Lógica das Diferenças (na qual todas as opções são igualmente válidas, por exemplo no pensamento multiculturalista);

a quarta é a Lógica Digital (na qual somente existem duas opções, nos sistemas binários, na lógica da computação da tecnologia e da ciência);

e, finalmente, a quinta lógica é a Lógica da Arte, que é capaz de reunir em si as todas as demais Lógicas (por exemplo, o romance Grande Sertão:Veredas, do Guimarães Rosa, é capaz de representar uma trama na qual todas as quatro lógicas são possíveis).




A quarta ideia do MD+ é de que já estamos vivendo no Futuro, no qual um sistema automático de regulação da economia mundial já entrou em ação, sobre o qual não temos mais controle, que vai explorar cada ser humano progressivamente controlando-nos por meio de unidades celulares de programação, e contra o qual somente é possível resistir dentro do movimento diagonalista (MD+) de enfrentamento.




A quinta ideia do MD+ é de é preciso sempre manter a dúvida sobre o Quinto Elemento, aquele que virá, que esteve e não sabemos ou que nunca existiu. Este pensamento é fundamental ao movimento e deu origem à chamada Estética do Vazio.

Eu, Thalma, Beirão, Mirtes, Ana e Ramon aderimos ao movimento depois de 5 horas de iniciação. Nina, que já pertence ao MD+ desde sua viagem à Córsega, referendou nossa iniciação.

O desenho acima é uma ilustração de como fazemos a Saudação Diagonalista: em silêncio, mão esquerda sobre o cotovelo direito, braço direito sobre o peito, enquanto mentalizamos o número 5.

Voltarei a este assunto.


Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Querido Ziraldo

Último post