Drugs & Co.


























Recebi o e-mail abaixo da minha filha Luíza, que é médica.

Caros,
Trabalhando com Avaliação de Tecnologias em Saúde, frequentemente me deparo com o uso indevido da "Medicina Baseada em Evidências" para vender remédio.

Este caso da paroxetina para adolescentes e crianças é um exemplo: http://study329.org/

Demorou quase 15 anos pra se conseguir publicar um estudo com análise metodologicamente correta dos dados coletados, que concluiu O OPOSTO do que foi publicado originalmente. São 15 anos vendendo remédio que não funciona e oferece mais riscos. 

E o estudo original não foi retirado (retracted)!

Nas minhas análises críticas, toda vez que incluo "o financiamento do fabricante" como um viés e, portanto, um fator importante de redução da qualidade da evidência (especialmente em oncologia), sou duramente criticada:
- Mas não há estudos grandes sem o financiamento da indústria!
Ao que eu respondo:
- Portanto, não há evidência de qualidade.
Este exemplo da paroxetina ilustra o quanto é necessário sermos mais rigorosos com os atuais produtores de "evidências".

A própria Cochrane tem utilizado dados publicados (e não mais os dados individuais, pois a indústria não mais os fornece) para realizar metanálise de certas drogas (bevacizumabe para câncer de cólon é um exemplo 

http://cochrane.bvsalud.org/cochrane/show.php?db=reviews&mfn=3345&id=CD005392&lang=pt&dblang=&lib=COC&print=yes 
, que inclusive foi retirado da lista do orçamento do NICE este ano http://www.england.nhs.uk/wp-content/uploads/2015/01/ncdf-summ-bevaciz-irinote.pdf e http://www.england.nhs.uk/wp-content/uploads/2015/01/ncdf-summ-bevaciz-oxalipl.pdf
e isso reduz de forma importante a qualidade desta evidência dita de melhor qualidade (revisão sistemática com metanálise).

É mais reconfortante achar que a prática da medicina hoje é sustentada por evidências científicas sólidas. Mas a verdade é que a maior parte desta evidência é frágil, quando não deliberadamente fraudulenta para vender remédios e dispositivos.

Abraços,
Luíza.

Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Querido Ziraldo

Último post