Debate de ideias

 

Quem acha que está muito difícil conversar com parentes sobre temas polêmicos, precisava conhecer minha avó Helena, conservadora e católica fervorosa, que vivia tentando me reconverter ao cristianismo. Eu gostava muito dela e adorava provocar sua ira santa.

Um dia, depois de mais uma vez ela tentar me convencer sobre as maravilhas da ressurreição para encontrarmos Jesus no Juízo Final, quando, segundo ela, voltaríamos a ter o esplendor da beleza de nosso corpos, perguntei-lhe com qual idade a gente ressuscitaria: se jovem, como eu (era), ou como um idoso (que ela já era).

- Como assim, Vavado? (o apelido que recebi em pequeno, da minha irmã Titina)

- Pensa só... A senhora ficou viúva aos 40 anos e vovô Euclides somente a conheceu até aquela idade, bonitona, charmosa e sexy  (sua religião não era capaz de inibir sua vaidade e sua imaginação erótica)...

- Sim...? - suspirou alguma memória prazerosa e ajeitou delicadamente o vestido - sempre cinza, desde a viuvez.

- Vamos dizer que a senhora morra daqui a alguns anos...

- Vira essa boca para lá! – olhou-me com severidade, franzindo a testa.

- A gente, seus netos e netas, somente a conhecemos do jeito que a senhora é hoje... uma pessoa bonita (novo suspiro), mas idosa... (contraiu o canto da boca, numa expressão de desgosto impaciente).

Continuei:

- Vamos imaginar que nossa família inteira se encontre depois do Juízo Final, no Paraíso...

- Ah, isso pode ter certeza, Vavado, porque meu Sagrado Coração de Jesus vai escutar minhas orações! Ai dele, que não me atenda! (olhou para o alto como que advertindo alguém lá em cima, que, certamente parecia dever alguma coisa para ela)

- Então, a senhora vai ressuscitar com seu corpo de 40 ou com seu corpo de 80?

- ? ... – vovó franziu a testa, meio confusa,

- Se ressuscitar com o corpo de 40, nós, seus netos e netas, não reconheceremos a senhora. Se ressuscitar com o corpo de 80, o vovô Euclides é que não vai reconhecer a senhora...

Vovó coçou a cabeça de um jeito muito tipicamente seu, com a ponta das unhas para não desarrumar o penteado, e disse:

- Vai à merda, Vavado!





Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Último post

Comemorando meus 50 anos como cartunista!