Natalia Pasternak mudou minha opinião

 


Mudar de ideia aos 72 anos não é um acontecimento banal, especialmente quando se trata de alterar uma visão de mundo que vinha sendo conservada intacta numa mistura de poucas informações científicas com preconceitos e vieses cognitivos.

Pois Natália Pasternak e Carlos Orsi foram capazes de sacudir algumas de minhas ideias preconcebidas, em especial sobre os alimentos transgênicos ou geneticamente modificados.

A microbiologista Natália Pasternak acaba de publicar em parceria com o jornalista Carlos Orsi o livro “CONTRA A REALIDADE – A negação da ciência, suas causas e consequências” (VER AQUI ).

Acho que é um livro fundamental para quem deseja compreender os diferentes grupos de negacionistas, que foram unificados em torno do bolsonero e estão causando imensos danos à população brasileira neste momento da pandemia, pois insistem em ideias absurdas que os motivam a negar, atrasar ou atrapalhar de toda maneira possível a vacinação da população e outras medidas de combate a
o COVID.

Quem tem dúvidas sobre como funcionam as vacinas, a evolução darwinista, a ideia de uma Terra plana, o aquecimento global, o Holocausto, a indústria do cigarro e os alimentos geneticamente modificados, por exemplo, vai encontrar respostas cuidadosamente elaboradas para nos esclarecer.

Natalia e Carlos nos apresentam a ciência e a pseudociência por trás destes temas, trazendo argumentos científicos e históricos com uma economia de palavras e clareza impressionantes.

Para mim, foi um conforto espiritual descobrir que andei enganado nestes muitos anos, achando que os transgênicos apresentavam algum risco para a saúde humana.

Obrigado Natália e Carlos. Vocês pertencem às pessoas que acreditam naquela frase de 1968 pichada nos muros de Paris: “a verdade é revolucionária”.

Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Querido Ziraldo

Último post