Somos datados?

 


Semana passada fui entrevistado pelo jornalista José Cruz num programa do Centro Esportivo Virtual, uma fonte permanente de informação e formação, criada pioneiramente pelo grande amigo Laércio Elias Pereira .

Foi uma hora de conversa agradável, na qual conversamos sobre muitas coisas, mas especialmente sobre a arte do cartunista, esta profissão misteriosa, para a qual entramos sem fazer faculdade e da qual não saímos nem depois da morte.

Na entrevista, expressei o conceito de que toda arte é datada, por exemplo, uma charge extremamente atual hoje pode perder o sentido depois de amanhã. Uma pintura, se desvinculada do seu valor comercial, reflete fundamentalmente a ideologia do seu momento. 

Aproveito para esclarecer que mesmo um romance, que pode ser apreciado muitos anos depois de escrito, ainda assim será uma expressão da sua época. Se leitores continuam sendo tocados por aquela obra é porque os valores nela contidos ainda continuam fazendo parte do contexto ideológico no qual os leitores vivem.

Enfim, acho que somos seres históricos, somos datados, não existimos fora da linha do tempo, seja ela biológica ou cultural.

Se desejar, veja o vídeo no link abaixo:

 http://cev.org.br/biblioteca/cev-entrevista-jose-cruz-entrevista-lor/


Obrigado Laércio, José Cruz e Fernando Baccari pela preciosa oportunidade de conversar, numa época em que a pandemia nos mostra o valor imenso da convivência humana.

Lor

Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Querido Ziraldo

Último post