Chinofobia mata!

 


Sabemos que muitos países já estão vacinando há várias semanas e aqui estamos tendo que disputar as poucas doses disponíveis.

Conversando com o professor Leonardo Maurício Diniz, da Faculdade de Medicina da UFMG, verificamos algumas informações que recebemos:

1) Em abril de 2020 o Brasil foi convidado a fazer parte da Covax, a Aliança Mundial de Vacinas, uma reunião de 165 países para garantir a vacina contra a COVID. Pelas normas da Covax, o Brasil poderia encomendar mais de 200 milhões de doses (daria para metade da população brasileira).

Pela sua população o país automaticamente estaria entre os 5 primeiros países a receber as vacinas. Mas em 4 de maio o presidente Jair Bolsonaro se recusou a fazer parte da Covax.


2) Em 15 de agosto de 2020 o laboratório Pfizer procurou o governo brasileiro para oferecer 70 milhões de doses da vacina. No e-mail enviado pela Pfizer havia a garantia que estes 70 milhões estariam à disposição do Brasil ainda em dezembro de 2020. Segundo Carlos Murillo, presidente da Pfizer, a empresa nunca obteve uma resposta do governo brasileiro.


3) Em 20 de outubro de 2020 o Ministro da Saúde general Eduardo Pazuello anunciou a compra de 46 milhões de doses da Coronavac. Em menos de 24 horas após o anúncio do Ministro da Saúde, o presidente da República, Jair Bolsonaro desautorizou Pazuello e suspendeu compra da vacina CoronaVac.


4) Algumas pessoas comemoraram os 6 milhões de doses iniciais, mas elas não foram suficientes nem para vacinar metade dos profissionais da saúde na linha de frente.

6 milhões de doses foram suficientes para vacinar menos de 2 em cada 100 pessoas!


5) Nós poderíamos estar realmente saindo desta pandemia com os 316 milhões de doses que o presidente Bolsonaro se recusou a comprar!

316 milhões de doses seriam suficientes para vacinar 8 em cada dez brasileiros e brasileiras e conter a epidemia!


6) Com estes 316 milhões de vacinas importadas, o Instituto Butantã e a Fiocruz teriam tempo de sobra para produzir as doses que faltariam para vacinar todos no Brasil (e ainda aquecer a economia com a exportação das doses excedentes).

7) Ou seja, se ainda não temos ideia de quando seremos vacinados, esta situação é de responsabilidade do presidente Bolsonaro e seus apoiadores, que divulgaram mentiras e mensagens preconceituosas contra a China.

Resultado: mais de 217 mil mortes, uma taxa de mortalidade de cerca de 3%, uma das maiores do mundo!

Estamos sofrendo as consequências de um crime de responsabilidade por parte do governo Bolsonaro: o que falta para o Congresso abrir um processo de impeachment?

Basta de mortes!

Vacina para todos, já!

Impeachment Já! 




Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Querido Ziraldo

Último post