Milhões de brasileiros acreditam no sorteio!

Você já viu alguém entrar na Justiça porque não foi premiado na loteria?

Isso mostra que milhões de pessoas pegam seu pobre dinheirinho e o entregam nas casas lotéricas para contribuir para o enriquecimento de uma única pessoa, confiando absolutamente no resultado do sorteio. Ninguém reclama ou questiona o resultado, apenas lamentamos não termos sido o sorteado.

As loterias são uma das nossas grandes ilusões ideológicas, porque todos acham que alguém vai ficar rico (quem sabe eu!), mas na verdade todos os demais vão ficar mais pobres, ou seja, é um mecanismo de concentração de renda que vem se repetindo há dezenas de anos.

Diariamente retiram-se milhões de reais de toda a população para serem concentrados nas mãos de um único ganhador, porque estamos convencidos de que mais vale um rico na mão do que milhões de pobres pastando. E todos achamos justo o método do sorteio, por mais que ele nos prejudique aumentando gota a gota a injustiça social.

Portanto, se adotarmos o sistema de SORTEIO JÁ! para 2/3 dos cargos eletivos, uma das primeiras medidas que os novos eleitos podem tomar é mudar as loterias, transformando a arrecadação de milhões de reais com a venda dos bilhetes em um fundo coletivo, do qual todos se beneficiariam. O sorteado de cada semana seria uma instituição pública: uma creche, um parque municipal, uma escola pública para ensinar computação para crianças, um grupo de teatro popular, um hospital público e assim por diante.

Milhões de reais por semana para estas entidades públicas, já pensou?

Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Querido Ziraldo

Último post