Ontem postei no Humordaz um conceito equivocado de estupro


Ontem postei esta charge no HUMORDAZ, mas recebi um e-mail de minha filha Luíza com as seguintes observações:

“Lá no HUMORDAZ você diz: estupro é sexo com vulnerável. Mas não, isso não é estupro... 


Estupro é sexo sem consentimento. 

Consentimento é o que define.

Se for sexo com um vulnerável sem condições de consentir (como crianças com 14 anos ou menos, segundo a lei, ou pessoas inimputáveis, seja por incapacidade cognitiva ou doença psíquica), também é estupro.

Acho que é esta sua visão sobre vulnerabilidade (em oposição ao consentimento) como definidor do estupro é que faz você comparar a prostituição ao estupro. Mas, como já coloquei na outra discussão que tivemos sobre isso (ver AQUI), prostituição não é estupro, a rigor. (Prostituição) é a prática, com consentimento (a priori) de sexo por dinheiro. ”

Acho que Luíza está certa quanto a dizer que estupro não é apenas sexo com vulnerável, basta não haver consentimento e, por isso, substituí o desenho do HUMORDAZ (VER AQUI)

No entanto, minha intenção era chamar a atenção para o perfil conservador e machista do Temer (e seus colegas de governo), mas eu não queria dizer que a jovem pobre se torna prostituta ao se casar com um homem muito mais velho do que ela. 

Pelo contrário, queria insistir que é a desigualdade econômica que permite ao mais poderoso se aproveitar de pessoas mais pobres (vulneráveis economicamente) para obter sexo que não teria de modo espontâneo. 

É possível que exista uma mínima quantidade de casos de interesse sexual natural de uma mulher mais jovem por um homem mais velho. Mas creio que a regra geral, coerente com nossa evolução, é a de que o desejo sexual ocorra em homens e mulheres por outras pessoas jovens, ou seja, na sua fase de vida reprodutiva. 

Por isso os homens e mulheres, independentemente de sua idade, continuam encantados com a beleza da juventude até o último de nossos dias.

Mas isso não tem nada a ver com o amor, que pode acontecer em todas as idades.

Comentários

  1. Que bom ter o privilégio de conviver com sua arte por aqui Lor! Neste link, https://www.youtube.com/watch?v=cZZ2sKZ1Agk , o filme Anjos do Sol, ilustra de forma dramática a transversalidade da cultura do estupro entre classes sociais e gerações...
    E a propósito, os chimpanzés machos mais bem posicionados na escala hierárquica, priorizam o sexo com as fêmeas mais velhas (Franz de Waal, Eu Primata). Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário que será enviado para o LOR.

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Querido Ziraldo

Último post