Bastidores de um cartum – Linchamentos

Ontem soube que está ocorrendo um linchamento por dia no Brasil, físicos, reais, com mortes das vítimas, além dos outros feitos pela internet (principalmente racistas).

Além da tristeza que isto me causou, lembrei-me deste cartum acima, que publiquei em 24 de agosto de 1995 no Diário Popular de São Paulo, durante o governo do Fernando Henrique Cardoso, quando ocorreu outra destas ondas de violência explosiva cometidas por pessoas aparentemente pacatas.

Soube também que um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que aparentemente estamos vivendo uma terceira onda de linchamentos, comparável a dois outros momentos do período histórico estudado: o final da ditadura Vargas e o final da ditadura militar. 

Eles parecem ter em comum as épocas de desesperança que acontecem durante as crises econômicas, quando a corrupção nossa de cada dia se torna mais evidente, quando o futuro desaparece do horizonte.


Talvez os dias de hoje sejam tempos como, talvez em grau maior, os tempos da charge acima. Imaginei como eu atualizaria a charge de 20 anos atrás e o resultado está abaixo.


Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Querido Ziraldo

Último post