A designer de sobrancelhas
Demorei uns instantes para perceber que não era brincadeira, ao contrário, ela se identificou com a mesma convicção que um engenheiro formado no ITA diria que assumiu o posto de CEO numa Fintech na Faria Lima (pelo menos até antes da PF descobrir as ligações bilionárias do andar de cima com o PCC, é claro).
Neste mar de siglas num mundo digital acelerado, onde profissões novas surgem a cada clique bem remunerado, consultei a IA do Chat GPT sobre o que seria uma designer de sobrancelhas e elx me respondeu que é a profissional especializada em modelar, harmonizar e cuidar das sobrancelhas de acordo com o formato do rosto, traços faciais e estilo da pessoa. A designer de sobrancelhas não apenas remove os pelos em excesso, mas estuda a simetria, o equilíbrio e a proporção para realçar a expressão do olhar. Também fiquei sabendo que as principais funções de uma designer de sobrancelhas incluem a análise do rosto, correção de falhas, modelagem, coloração e orientação e indica cuidados para manter o desenho e a saúde dos fios. Constato que o mito da beleza continua dando lucros e ceifando vidas, especialmente das mulheres.
Fiquei sabendo também que enquanto uma depiladora remove pelos, a designer de sobrancelhas cria um design personalizado, buscando naturalidade e estética. Aí, a IA perguntou se eu queria saber a diferença entre designer de sobrancelhas e micropigmentadora, que seriam duas áreas próximas, mas não iguais. Como estou aqui fazendo hora para que amanhã seja um novo dia, respondi que sim e a prestimosa inteligência artificial explicou que designer de sobrancelhas busca modelagem e embelezamento natural, usando pinça, cera, linha, tesoura, correção com maquiagem, hena ou tintura, tentando realçar o olhar, respeitando o formato do rosto e os fios naturais, com resultado temporário, pois precisa de manutenção a cada 15 a 30 dias.
Ao contrário, - descobri fascinado neste mergulho hermenêutico - a micropigmentadora de sobrancelhas pretende apenas realizar o preenchimento duradouro de falhas ou redefinição do desenho, usando dermógrafo (aparelho parecido com uma “caneta elétrica”) para depositar pigmento na camada superficial da pele, às vezes trabalhando fio a fio para tornar a sobrancelha mais cheia, corrigir assimetrias ou até reconstruir sobrancelhas ausentes, com resultado semipermanente, pois dura de 1 a 3 anos, com retoques periódicos.
Agora que havia penetrado nesse mundo novo e totalmente indiferente à crise climática, meu instinto estatístico perguntou à IA quantas pessoas trabalham nesse ramo ou se utilizam dos serviços de uma designer de sobrancelhas. Surpreendi-me com a sinceridade da resposta: não é possível saber o número exato - o que me fez desconfiar que os algoritmos afinal não sabem tudo e que, portanto, não vão dominar o mundo, como afirma o Harari em seu livro Nexus. De qualquer forma, a IA ofereceu informações que indiretamente indicam que designer de sobrancelhas é um mercado de trabalho em expansão nos últimos dez anos. Talvez haja alguma correlação com o golpe parlamentar contra a Dilma, foi o que sussurrou meu coração ainda ferido.
Nesse ponto, lembrei-me da importância social evolutiva das sobrancelhas, este resquício de pelos na face desnuda dos hominídeos, cuja função é permitir uma gama de sentimentos quase infinita com mínimas mudanças de posição, o que teria sido fundamental para a evolução da nossa espécie na sua capacidade de comunicação pessoal aparentemente inesgotável que havia antes das redes sociais pela internet, atualmente substituída por emojis e GIFs.
Claro que essa importância das sobrancelhas na comunicação humana é relativa em situações onde qualquer tipo de entendimento entre seres humanos seja substituído pela lógica implacável do capitalismo, como em Gaza ou na Ucrânia. Aliás, tenho a impressão de jamais ter visto sobrancelhas em Putin, Trump ou Netanyahu, talvez como resultado de uma atrofia de sentimentos levando a uma alopecia das sobrancelhas. Por outro lado, Bolsonaro, - que começa a ser julgado amanhã, lembrei - possui uma hipertrofia das sobrancelhas porque sua expressão de ódio e estupidez - aquela mesma com que saudou o torturador Carlos Brilhante Ustra ao votar contra a presidenta Dilma - que se tornou sua única face desde os tempos da ditadura militar.
Acabei divagando sem responder ao áudio da designer de sobrancelhas, que talvez ainda aguardasse na nuvem o resultado do seu spam comercial. Então, digitei: Você harmonizaria minhas sobrancelhas para que minha face reflita a felicidade que sentirei se o Brasil der um passo em direção à democracia com a condenação dos golpistas?
Espero sua resposta.
Muito bom. Fico maravilhado com a capacidade dos humoristas de encontrar motivos interessantes em detalhes tão aparentemente insosso.
ResponderExcluirTraço e texto de primeira, como era de se esperar, continuo cada vez mais fã.
ResponderExcluirLevantei a sobrancelha, agora, no UOL, em resposta de surpresa e espanto ante o que você adverte com sendo a lógica implacável do capitalismo: “Natalia Beauty cobra 12,5 mil para fazer sobrancelha” ➡️ https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2025/09/03/natalia-beauty-no-alt-tabet-com-antonio-tabet.htm
ResponderExcluirMas a Natalia ressalva: “— A percepção de valor é algo subjetivo, especialmente no setor da beleza.”
Ah, bom.
Trate bem a sua designer.