A última aula do Professor Enio

 


O professor e amigo de tantos de nós, o querido Enio Cardillo Vieira, faleceu ontem subitamente, como ele esperava que assim fosse, sem agonias nem sofrimentos finais.

Também de acordo com seu desejo formalmente documentado, seu corpo foi doado à Faculdade de Medicina para que estudantes possam aprender com ele, numa derradeira aula, uma lição de paixão pelo ensino e pela universidade pública.

Espero que as pessoas jovens e aprendizes que terão este privilégio sejam capazes de imaginar o imenso conhecimento científico acumulado no seu cérebro, que permaneceu lúcido para além dos oitenta anos, com senso de humor e visão crítica do mundo.

Se houvesse algum instrumento de neurofisiologia sensível o bastante para reproduzir algumas das memórias prediletas do Enio, as pessoas perceberiam ecoando pela sala de anatomia alguns fragmentos das músicas que ele tanto amava e estudava.

Também é possível que jovens estudantes, diante do seu corpo magro, mas forte e esbelto pelas caminhadas diárias e nutrição exemplar, reconheçam as moléculas bioquímicas do mapa metabólico sobre o qual Enio construiu a sua visão materialista e pragmática da vida.

Mas, certamente, ao abrirem o peito que inspirou ética e expirou justiça em todas as suas ações, estudantes e professores perceberão a grandeza e a generosidade contida no coração do Enio.

Encontrarão uma cardiomegalia amorosa, congênita e incurável.


Obrigado, professor Enio, pela minha cota de mais de 50 anos de carinho.

 

Lor


Comentários

  1. Querido prof Enio, professor de todos nós

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Lor! Emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Mensagem maravilhosa, Lor! Professor e pessoa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Emocionante! Uma homenagem do porte do homenageado.

    ResponderExcluir
  5. Tive o prazer de conhecer o professor Ênio no UNIBH, enquanto lecionávamos no curso de Medicina. Constatei o que está escrito no relato; um ser exemplar, mente brilhante, professor bem humorado. Um grande exemplo para a nossa classe profissional: inteligência e conhecimento invejáveis, simplicidade acima de tudo, e isso que é LINDO! Nunca me esquecerei desse ser inspirador. Professor, muito obrigada. Adriana Coelho

    ResponderExcluir
  6. Todos os que tiveram o privilégio de conhecer, conviver e aprender com o professor Enio, entendem a dimensão dessa perda... meus sinceros sentimentos para toda família com os quais compartilho a profunda tristeza da perda e a gratidão por tê-lo conhecido e com ele aprendido muito de que sei. 🖤
    Renata N de Freitas

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto!! O Prof. Ênio mereceu tudo isso e muito mais. Que ele descanse em paz.

    ResponderExcluir
  8. Eu tive honra de aprender com esse ser de luz em seu laboratório, aprendi coisas que jamais encontrarei em livros: respeito, cordialidade, generosidade, desprendimento e vontade de ensinar e aprender que não cabe no peito. Gratidão a Deus, a ele e a sua filha Leda que me permitiram aprender tanto sobre bioquímica e acima de tudo sobre a vida!! Descanse em paz!!

    ResponderExcluir
  9. Maria José Cerqueira29 de maio de 2022 às 12:52

    Texto belíssimo! Não conheci o professor Enio, mas a homenagem escrita nos faz sentir o quanto ele foi uma pessoa humana e médico maravilhoso! Que ele continue servindo de exemplo para todos os profissionais de saúde!!

    ResponderExcluir
  10. Eduardo Carlos Tavares29 de maio de 2022 às 13:14

    Linda homenagem, LOR. Exemplo para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  11. Difícil de descrever a perda deste grande cientista e ser humano. Como me dizia, eu não sou dono de nada mais na vida, até o meu corpo eu já doei a Faculdade de Meficina da UFMG.

    ResponderExcluir
  12. Sem o ter conhecido eu o reverencio. Paz eterna a ele.

    ResponderExcluir
  13. Que Deus lindo. Que Deus abençoe a ciência e que muitos possam aprender com esta doação. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Foi um grande Pediatra

    ResponderExcluir
  15. Carlos Eduardo Leao29 de maio de 2022 às 14:34

    Belíssimo texto! Belíssima homenagem! Abraço

    ResponderExcluir
  16. Que lindo. Exemplar e amante da profissão.

    ResponderExcluir
  17. Que lindeza de demostração de amor... O amor e suas formas...

    ResponderExcluir
  18. Tive o privilégio de conhecer este mestre!! Mais uma prova de sua magnitude!!👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  19. Pessoa do bem. Continuará vivo entre nós, com seu brilhante legado.

    ResponderExcluir
  20. Bela atitude ao doar o corpo para estudo. Competencia e dignidade até após a morte

    ResponderExcluir
  21. Meu professor SIGNIFICATIVO, alguém que me ensinou a ser um médico gente. Enquanto eu viver ele estará comigo na minha memória! Salve grande Ênio! Que Bach, Schubert, Wagner e todos outros que você tanto amava o recebam de braços abertos

    ResponderExcluir
  22. Professor Enio e eu convivemos por curtos e intensos 3 anos. Começamos em sala de aula em 1983 e depois fui bolsista da Iniciação Científica nos laboratórios do ICB. Sério a princípio, senho fechado, falava da Bioquímica e da Química Fisiológica como disciplinas Master, sem as quais seria impossível o profundo conhecimento das ciências médicas. Mais do que certo, mas com um semestre já era considerada pelos alunos a porta do inferno, com o temido Mapa Metabólico injustamente renomeado para Mapa Diabólico. Depois de decorrida a peleja com os alunos, o semblante se acalmava e os papos desse mago alquimista se espalhavam para as mais diversificadas áreas do conhecimento, especialmente ciências sociais e artes. Gostava de música e biologia. Esportes, romântico e dramático. No laboratório, se falava de cotidiano e de estudos pelo país. Muito generoso e primoroso em elogios ao determinismo científico. Um sonhador - queria uma Universidade forte e imune aos ventos políticos. Sentiremos sempre a falta de um leal perseguidor da educação de qualidade no Brasil.
    Vanessa Cury

    ResponderExcluir
  23. Missão cumprida, exemplo eterno.

    ResponderExcluir
  24. Sintimos muito o passamento do Dr Ênio, enquanto agradecemos a honra de tê-lo conhecido como médico, como companheiro de clube recreativo e até como lateral direito do nosso time de futebol soçaite. Que Deus o receba com honras, posto que merecidas.

    ResponderExcluir
  25. Bom ler esse texto. Enio Cardillo merece toda a nossa admiração.

    ResponderExcluir
  26. Que maravilha seu texto Lor, uma homenagem à altura do prof Enio! Uma referência maravilhosa para a medicina!

    ResponderExcluir
  27. Maravilha de artigo. Dr Enio marcou a minha vida.❤️

    ResponderExcluir
  28. Denise Amorelli Silveira29 de maio de 2022 às 22:25

    Agradeço de minha parte o texto, que faz justiça ao que foi Enio. Uma das pessoas mais inteligentes, bem humoradas e lúcidas até mais de 90 anos. Fiel amigo e generoso. A quem devo eterna gratidão.

    ResponderExcluir
  29. Tales Heliodoro Viana29 de maio de 2022 às 22:27

    Tive a honra de ser aluno e ter feito parte durante meu , não concluído, mestrado em microbiologia do seu laboratório. Há pouco mais de um mês eu o encontrei na AV.Afonso Pena subindo com uma sacola pesada de compras, conversamos por uns 20 minutos, me disse das meninas e que estava muito bem. Obrigado por ter me permitido fazer uma minúscula parte de sua história.

    ResponderExcluir
  30. Grande mestre amigo! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  31. Texto lindo! Grande Prof. Enio! Exemplo de sabedoria e dedicação ao ensino e a pesquisa! Descanse na paz de Deus querido professor!

    ResponderExcluir
  32. Eu me lembro da recepção que nos ofereceu eu sua casa. Nós, estudantes em pé de formatura. Início de estrada já assim, tão abraçados. O coração dele já dava sinais mesmo dessa narrativa final de seu texto. Ele era perceptivamente incurável.

    ResponderExcluir
  33. Simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  34. Grande profissional e uma pessoa incrível!! Grande perda para todos ,,, sentimentos a todos da família e amigos...

    ResponderExcluir
  35. Foi Enio que me ensinou as regras do xadrez quando eu tinha 10 anos. Espírito liberto e devoto do conhecimento científico. Obrigado. MVQ

    ResponderExcluir
  36. Excelente artigo/homenagem ao prof. Enio. Quem o conheceu sabe que tudo dito pelo Lor é verdade. Obrigada. ManinhaTeixeira.

    ResponderExcluir
  37. Querido..exemplo de vida...nossa família aprendeu amá -lo quando ele entrou , como estudante, na escola de Medicina.
    Morou um tempo na casa de minha mãe.
    Depois disto somente noticias maravilhosas..benção Dr Enio

    ResponderExcluir
  38. Na minha jornada acadêmica-profissional passei pela UFMG, mas não tive o privilégio de conhecer o Prof. Enio. Suas palavras LOR por assim dizer, me aproximaram dele. Fiquei imensamente sensibilizada. Peço licença para reproduzir seu texto no perfil de Divulgação Científica que administro nas redes sociais: CIENTIFIQUE - educação e ciência comunicada.

    ResponderExcluir
  39. Lembro uma frase magica do nosso querido Dr Enio..."você pode comer de tudo...mas não tudo"

    ResponderExcluir
  40. Tudo verdade ! Que exemplo descer humano médico

    ResponderExcluir
  41. Foi muito bom conhecê-lo. Nunca mais cortei um queijo errado!! Saudades… Descanse em paz.🙏🏻

    ResponderExcluir
  42. Que lindo. Obrigado Enio, obrigado Lor.

    ResponderExcluir
  43. Oi Professor Lor, aqui é Clayton fui aluno na EEFFTO na turma de 2001. Orgulho de ter sido seu aluno. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  44. Obrigada Dr Enio pelos ensinamentos de vida. Partir um queijo nunca mais foi igual depois de nos conhecermos😬 Mas, pra quem vinha lá de baixo da égua, até que eu me dei bem! Muita saudade… sempre! Descanse em oaz!🙏🏻😎😍

    ResponderExcluir
  45. Muito merecidas as palavras sôbre o Enio .Deixa saudades!!!!

    ResponderExcluir
  46. Conheci e convivi c o Enio como amigo do meu pai no Umuarama aos domingos no futebol. Inteligente e sagaz, falava sempre coisas interessantes. Saudades Fernando Araújo

    ResponderExcluir
  47. Lor, bela homenagem! A descrição imbutida no texto levou-me a um imenso mergulho na memória...Enio extraordinário

    ResponderExcluir
  48. Linda e merecida homenagem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário que será enviado para o LOR.

Mais visitadas

Machistas graças a deus

Querido Ziraldo