A última aula do Professor Enio
O professor e amigo de tantos de nós, o querido Enio Cardillo Vieira, faleceu ontem subitamente, como ele esperava que assim fosse, sem agonias nem sofrimentos finais.
Também de
acordo com seu desejo formalmente documentado, seu corpo foi doado à Faculdade
de Medicina para que estudantes possam aprender com ele, numa derradeira aula, uma
lição de paixão pelo ensino e pela universidade pública.
Espero que as
pessoas jovens e aprendizes que terão este privilégio sejam capazes de imaginar
o imenso conhecimento científico acumulado no seu cérebro, que permaneceu
lúcido para além dos oitenta anos, com senso de humor e visão crítica do mundo.
Se houvesse
algum instrumento de neurofisiologia sensível o bastante para reproduzir
algumas das memórias prediletas do Enio, as pessoas perceberiam ecoando pela
sala de anatomia alguns fragmentos das músicas que ele tanto amava e estudava.
Também é
possível que jovens estudantes, diante do seu corpo magro, mas forte e esbelto pelas
caminhadas diárias e nutrição exemplar, reconheçam as moléculas bioquímicas do
mapa metabólico sobre o qual Enio construiu a sua visão materialista e
pragmática da vida.
Mas,
certamente, ao abrirem o peito que inspirou ética e expirou justiça em todas as
suas ações, estudantes e professores perceberão a grandeza e a generosidade contida
no coração do Enio.
Encontrarão
uma cardiomegalia amorosa, congênita e incurável.
Obrigado, professor
Enio, pela minha cota de mais de 50 anos de carinho.
Lor
Querido prof Enio, professor de todos nós
ResponderExcluirQue maravilha Lor! Emocionante.
ResponderExcluirMensagem maravilhosa, Lor! Professor e pessoa maravilhosa!
ResponderExcluirEmocionante! Uma homenagem do porte do homenageado.
ResponderExcluirTive o prazer de conhecer o professor Ênio no UNIBH, enquanto lecionávamos no curso de Medicina. Constatei o que está escrito no relato; um ser exemplar, mente brilhante, professor bem humorado. Um grande exemplo para a nossa classe profissional: inteligência e conhecimento invejáveis, simplicidade acima de tudo, e isso que é LINDO! Nunca me esquecerei desse ser inspirador. Professor, muito obrigada. Adriana Coelho
ResponderExcluirTodos os que tiveram o privilégio de conhecer, conviver e aprender com o professor Enio, entendem a dimensão dessa perda... meus sinceros sentimentos para toda família com os quais compartilho a profunda tristeza da perda e a gratidão por tê-lo conhecido e com ele aprendido muito de que sei. 🖤
ResponderExcluirRenata N de Freitas
Lindo texto!! O Prof. Ênio mereceu tudo isso e muito mais. Que ele descanse em paz.
ResponderExcluirEu tive honra de aprender com esse ser de luz em seu laboratório, aprendi coisas que jamais encontrarei em livros: respeito, cordialidade, generosidade, desprendimento e vontade de ensinar e aprender que não cabe no peito. Gratidão a Deus, a ele e a sua filha Leda que me permitiram aprender tanto sobre bioquímica e acima de tudo sobre a vida!! Descanse em paz!!
ResponderExcluirTexto belíssimo! Não conheci o professor Enio, mas a homenagem escrita nos faz sentir o quanto ele foi uma pessoa humana e médico maravilhoso! Que ele continue servindo de exemplo para todos os profissionais de saúde!!
ResponderExcluirLinda homenagem, LOR. Exemplo para todos nós!!!
ResponderExcluirDifícil de descrever a perda deste grande cientista e ser humano. Como me dizia, eu não sou dono de nada mais na vida, até o meu corpo eu já doei a Faculdade de Meficina da UFMG.
ResponderExcluirSem o ter conhecido eu o reverencio. Paz eterna a ele.
ResponderExcluirQue Deus lindo. Que Deus abençoe a ciência e que muitos possam aprender com esta doação. Bjs
ResponderExcluirFoi um grande Pediatra
ResponderExcluirBelíssimo texto! Belíssima homenagem! Abraço
ResponderExcluirQue lindo. Exemplar e amante da profissão.
ResponderExcluirQue lindeza de demostração de amor... O amor e suas formas...
ResponderExcluirNosso eterno mestre.
ResponderExcluirTive o privilégio de conhecer este mestre!! Mais uma prova de sua magnitude!!👏👏👏👏👏
ResponderExcluirPessoa do bem. Continuará vivo entre nós, com seu brilhante legado.
ResponderExcluirBela atitude ao doar o corpo para estudo. Competencia e dignidade até após a morte
ResponderExcluirMeu professor SIGNIFICATIVO, alguém que me ensinou a ser um médico gente. Enquanto eu viver ele estará comigo na minha memória! Salve grande Ênio! Que Bach, Schubert, Wagner e todos outros que você tanto amava o recebam de braços abertos
ResponderExcluirProfessor Enio e eu convivemos por curtos e intensos 3 anos. Começamos em sala de aula em 1983 e depois fui bolsista da Iniciação Científica nos laboratórios do ICB. Sério a princípio, senho fechado, falava da Bioquímica e da Química Fisiológica como disciplinas Master, sem as quais seria impossível o profundo conhecimento das ciências médicas. Mais do que certo, mas com um semestre já era considerada pelos alunos a porta do inferno, com o temido Mapa Metabólico injustamente renomeado para Mapa Diabólico. Depois de decorrida a peleja com os alunos, o semblante se acalmava e os papos desse mago alquimista se espalhavam para as mais diversificadas áreas do conhecimento, especialmente ciências sociais e artes. Gostava de música e biologia. Esportes, romântico e dramático. No laboratório, se falava de cotidiano e de estudos pelo país. Muito generoso e primoroso em elogios ao determinismo científico. Um sonhador - queria uma Universidade forte e imune aos ventos políticos. Sentiremos sempre a falta de um leal perseguidor da educação de qualidade no Brasil.
ResponderExcluirVanessa Cury
Missão cumprida, exemplo eterno.
ResponderExcluirSintimos muito o passamento do Dr Ênio, enquanto agradecemos a honra de tê-lo conhecido como médico, como companheiro de clube recreativo e até como lateral direito do nosso time de futebol soçaite. Que Deus o receba com honras, posto que merecidas.
ResponderExcluirBom ler esse texto. Enio Cardillo merece toda a nossa admiração.
ResponderExcluirQue maravilha seu texto Lor, uma homenagem à altura do prof Enio! Uma referência maravilhosa para a medicina!
ResponderExcluirMaravilha de artigo. Dr Enio marcou a minha vida.❤️
ResponderExcluirAgradeço de minha parte o texto, que faz justiça ao que foi Enio. Uma das pessoas mais inteligentes, bem humoradas e lúcidas até mais de 90 anos. Fiel amigo e generoso. A quem devo eterna gratidão.
ResponderExcluirTive a honra de ser aluno e ter feito parte durante meu , não concluído, mestrado em microbiologia do seu laboratório. Há pouco mais de um mês eu o encontrei na AV.Afonso Pena subindo com uma sacola pesada de compras, conversamos por uns 20 minutos, me disse das meninas e que estava muito bem. Obrigado por ter me permitido fazer uma minúscula parte de sua história.
ResponderExcluirGrande mestre amigo! Deus o abençoe!
ResponderExcluirTexto lindo! Grande Prof. Enio! Exemplo de sabedoria e dedicação ao ensino e a pesquisa! Descanse na paz de Deus querido professor!
ResponderExcluirEu me lembro da recepção que nos ofereceu eu sua casa. Nós, estudantes em pé de formatura. Início de estrada já assim, tão abraçados. O coração dele já dava sinais mesmo dessa narrativa final de seu texto. Ele era perceptivamente incurável.
ResponderExcluirSimplesmente maravilhoso!
ResponderExcluirGrande profissional e uma pessoa incrível!! Grande perda para todos ,,, sentimentos a todos da família e amigos...
ResponderExcluirFoi Enio que me ensinou as regras do xadrez quando eu tinha 10 anos. Espírito liberto e devoto do conhecimento científico. Obrigado. MVQ
ResponderExcluirExcelente artigo/homenagem ao prof. Enio. Quem o conheceu sabe que tudo dito pelo Lor é verdade. Obrigada. ManinhaTeixeira.
ResponderExcluirQuerido..exemplo de vida...nossa família aprendeu amá -lo quando ele entrou , como estudante, na escola de Medicina.
ResponderExcluirMorou um tempo na casa de minha mãe.
Depois disto somente noticias maravilhosas..benção Dr Enio
Na minha jornada acadêmica-profissional passei pela UFMG, mas não tive o privilégio de conhecer o Prof. Enio. Suas palavras LOR por assim dizer, me aproximaram dele. Fiquei imensamente sensibilizada. Peço licença para reproduzir seu texto no perfil de Divulgação Científica que administro nas redes sociais: CIENTIFIQUE - educação e ciência comunicada.
ResponderExcluirLembro uma frase magica do nosso querido Dr Enio..."você pode comer de tudo...mas não tudo"
ResponderExcluirTudo verdade ! Que exemplo descer humano médico
ResponderExcluirFoi muito bom conhecê-lo. Nunca mais cortei um queijo errado!! Saudades… Descanse em paz.🙏🏻
ResponderExcluirQue lindo. Obrigado Enio, obrigado Lor.
ResponderExcluirOi Professor Lor, aqui é Clayton fui aluno na EEFFTO na turma de 2001. Orgulho de ter sido seu aluno. Forte abraço!
ResponderExcluirObrigada Dr Enio pelos ensinamentos de vida. Partir um queijo nunca mais foi igual depois de nos conhecermos😬 Mas, pra quem vinha lá de baixo da égua, até que eu me dei bem! Muita saudade… sempre! Descanse em oaz!🙏🏻😎😍
ResponderExcluirMuito merecidas as palavras sôbre o Enio .Deixa saudades!!!!
ResponderExcluirConheci e convivi c o Enio como amigo do meu pai no Umuarama aos domingos no futebol. Inteligente e sagaz, falava sempre coisas interessantes. Saudades Fernando Araújo
ResponderExcluirLor, bela homenagem! A descrição imbutida no texto levou-me a um imenso mergulho na memória...Enio extraordinário
ResponderExcluirLinda e merecida homenagem!
ResponderExcluir