Inteligência, visão política... ou estupidez?



Diante das declarações de vocês-sabem-quem de que não assinaria um manifesto em defesa da democracia porque não é maria-vai-com-as-outras, lembrei-me novamente das “Leis fundamentais da estupidez humana”, do economista Carlo Cicolla (
VER AQUI).

Segundo ele, a estupidez humana estará sempre presente em todos os grupos humanos e é um erro não considerar que tudo possa dar errado por causa de um gesto estúpido.

Cicolla divide as atitudes humanas em quatro grandes grupos, que podem ser vistos no diagrama abaixo.




Há atitudes que beneficiam a própria pessoa e também a sociedade, seriam as atitudes inteligentes, no quadrante superior à direita, em laranja.

Outras, beneficiam o autor, mas causam prejuízo à sociedade, os bandidos, em cor cinza.

Outras ainda, prejudicam o próprio autor, mas beneficiam a sociedade, neste caso são os altruístas, no quadrante superior à esquerda, em azul.

Finalmente, há atitudes que não beneficiam nem o autor e nem os outros: seriam as estúpidas.

Fico pensando: em qual destes quadrantes se encaixa a atitude de vocês-sabem-quem estou falando?


Comentários

  1. Meu caro Lor, acho a atitude do Lula uma estupidez neste momento que estamos vivendo. Temos que combater o fascismo e aí as forças têm que se unir, seja de que lado vierem. Voto no PT sempre, mas tenho algumas restrições.

    ResponderExcluir
  2. Top dr Lor, gostei também de conhecer o diagrama. Um ótimo dia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário que será enviado para o LOR.

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Último post

Comemorando meus 50 anos como cartunista!