O grito libertador de Cau Gomez


O desenho acima, de Cau Gomez, é um dos seus cartuns nada cordiais que denunciam o racismo e o patriarcado violentos e estruturais de nossa sociedade. Ele foi publicado em todo o Brasil numa das investidas no Congresso da bancada do Boi, Bíblia, Bala e Brancos contra o direito legal de meninas estupradas interromperem a gravidez resultante da violência.

Acabo de receber seu livro “Sorria, você está sendo...” com este e dezenas de outros cartuns impactantes e uma dedicatória amorosa, pois somos amigos desde quando Cau era um jovem iniciante nesta arte na qual ele se tornou um mestre.



 Cau é um cartunista que utiliza sua pintura como dinamite e as heranças da escravidão negra como a alma de seu trabalho. Cada página de seu livro é lançada com a maior força gráfica possível contra os múltiplos pilares de uma sociedade patriarcal violenta supremacista branca capitalista e imperialista.

Humor é uma forma de resistência. O humor de Cau é libertação identitária das correntes e algemas que marcam como tatuagens os punhos negros geração após geração.

Amigo Cau, aceite meu traço solidário e meu abraço com admiração.

Lor

 

Visite o site ( www.caugomez.com), onde pode comprar este livro e outras artes do Cau.

Homem segurando um microfone

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

 

 


 

Comentários

Mais visitadas

O Rio que sangra e amanhece

O ser humano é inviável? – Resposta ao Millôr Fernandes

Gaza, o escândalo da dor e os labirintos da identidade - compaixão versus acusação