Ângelo Machado



Querido Ângelo,

Você dizia “Detesto velórios. Não pretendo comparecer nem ao meu”.

Pois então, você resolveu ir embora justamente agora, quando não poderemos nos despedir pessoalmente por causa do isolamento social, durante a pandemia de coronavirus. Nem nós, seus muitos amigos, compareceremos ao seu.

Você deixa uma família amorosa, que pude conhecer, em especial a Conceição, admirável mulher, cientista e mãe, por quem você foi apaixonado até hoje.

Você deixa tantas coisas criadas, científicas, artísticas e políticas, e muitas ainda por fazer, como insistia há dez dias, quando combinávamos ilustrações para seu último livro, o “Tratado de Guerra”.

Você deixa saudades entre cientistas, médicos, entomologistas, professores, escritores, teatrólogos, ambientalistas e humoristas.

Vou sentir muita falta da nossa convivência cultivada nas últimas décadas, durante as quais me privilegiou com sua amizade.

Há muitas lembranças para revivermos sua presença em nossas vidas.

Mas o mundo ficou mais vazio hoje.

PS: A foto acima é uma de suas preferidas, que você escolheu para ser sua identidade no projeto HUMORDAZ, durante o qual, semanalmente, tínhamos hora certa para rirmos juntos com as frases que você criava e eu ilustrava. 
Revi cada uma delas hoje, para manter você quentinho aqui no peito.






Comentários

  1. Meus pêsames. Fui aluna deste grande ser humano na faculdade de Medicina.
    Estou muito sentida com esta notícia.

    ResponderExcluir
  2. Grande perda, Lor. Mas realizamos um belo lançamento, ano passado, de Cristóvão e os grandes descobrimentos, com ilustrações suas e da Thalma. O mundo fica mais triste hoje. Mas o céu vai ter festa boa!

    ResponderExcluir
  3. Ei, LOR, como vai? Meus sentimentos a você. A UFMG reproduziu hoje, numa notícia (https://bit.ly/2xa4Kxz), uma charge que você fez em homenagem ao Ângelo... Você ainda teria essa imagem em alta para um post que pretendemos fazer por aqui?

    ResponderExcluir
  4. Grande professor; cientista, ambientalista, escritor, dramaturgo... Angelo Machado foi tudo isso e mais um pouco! Descanse em paz!

    ResponderExcluir
  5. Lor, sei da sua proximidade com ele e da parceria de vcs dois. Deixará sim muita saudade. Hoje pela manhã, antes mesmo de saber de seu falecimento lembrei- me de uma aula de neuroanatomia em que ele postou a foto de um filho que havia nascido recentemente e comentou: "agora vou lhes mostrar o mais novo fruto da nossa pesquisa". Uma mente brilhante, que nos deixa mais pobres. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito querido. Parte de minha história, com gratidão por ter merecido sua atenção. Enriqueceu minha vida, de muitos outros, imagino que a conta deve ser sem fim, como deve ser a vida. Fique bem

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de compartilhar. Vocês dois, grandes homens!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de compartilhar. Mi há homenagem ao Ângelo, grande cientista, humorista, professor, marido. É ao Lor, grande figura.

    ResponderExcluir
  9. Sinto hoje uma enorme tristeza pela perda de uma referência: um professor, um mestre, um ídolo, um fino humorista e "colega" de show medicina... O pai de uma querida amiga - ainda que distante.
    Sinto-me ainda mais triste porque não poderei mais sonhar em ter o privilégio de conviver com ele - privilégio que te tocou, Lor, e que você bem soube valorizar. Sim, eu tinha esse "sonho"! Como ocorre com certos ídolos que, além de julgarmos geniais, pensamos: "que cara gente boa! Queria que fosse meu chapa pra gente jogar conversa fora e rir juntos!"
    Enfim, não vai ser nesse plano, quem sabe em outros...
    Meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares, para quem Angelim fará ainda mais falta.

    ResponderExcluir
  10. Muitos ex-alunos de vários gerações sentiremos falta do excepcional professor de Anatomia Humana básica no ICB/UFMG

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso, meu primo, professor e grande escritor. Viverá eternamente nos nossos corações. Auta

    ResponderExcluir
  12. Receba meu abraço, querido Dr. LOR

    ResponderExcluir
  13. Tive a honra de produzir o Espetáculo de sua autoria "A Comédia dos Defuntos Sem Cova" que ele fez questão que eu remontasse. Em nome do elenco expresso aqui nossos sinceros sentimentos. Obrigada Professor. Heluarte Produções - Heloisa Duarte

    ResponderExcluir
  14. Conheci o trabalho na minha infância, há algumas décadas por meio de meu irmão. Uma grande perda! 😔

    ResponderExcluir
  15. Muita tristeza! Quando uma pessoa dessa vai embora, deixa um vazio imenso!

    ResponderExcluir
  16. Professor Angelo Machado. Inteligência e trajetória que brindaram durante décadas a todos que o conheceram. O seu humor sempre alegrava o nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  17. Que lindo LOR... fica esse calorzinho doído no peito...mas saber o tanto que ele viveu plenamente faz bem...

    ResponderExcluir
  18. Professor Ângelo, já me proporcionou muitas risadas e gaitadas!!!! Pessoa genial! Sempre nas boas lembranças de seus alunos. O mundo vai ficar com menos risos!!!

    ResponderExcluir
  19. Professor Ângelo, já me proporcionou muitas risadas e gaitadas!! Pessoa genial, de inteligência e humor ímpares! Sempre estará nas lembranças de seus alunos!

    ResponderExcluir
  20. Que homenagem maravilhosa LOR, você, como sempre, muito sensível! Saudades!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns por esta linda homenagem, muito sensível, como sempre! Saudades!

    ResponderExcluir
  22. Descanse em paz amigo, por aqui você já deixou um excelente legado.

    ResponderExcluir
  23. Linda homenagem. Meu grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Incrível como uma pessoa pode influenciar de forma positiva tantas outras. Excelente Professor e Pessoa. Deixou saudades e um legado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário que será enviado para o LOR.

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Último post

Comemorando meus 50 anos como cartunista!