70 anos dos Direitos Humanos

Reproduzido do NEXO (ver AQUI )

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. 

Esse trecho está no início da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento que é referência para garantias básicas à população em todo o mundo — como os direitos à vida, à liberdade, a não ser discriminado, a um julgamento justo. 

Passadas sete décadas da implementação desse texto pelas Nações Unidas, um festival de filmes celebra a ocasião do 70º aniversário, adotando a temática “pela defesa dos direitos humanos”. 

Trata-se do Mobile Film Festival, que apresenta filmes com um minuto de duração, gravados em celulares. Na 14ª edição, o festival faz uma parceria com o YouTube, a agência das Nações Unidas para os direitos humanos e a União Europeia. São 51 curtas-metragens oriundos de 19 países, de diferentes linguagens e gêneros. Todos estão disponíveis com legenda em português no canal do YouTube e no site do festival. 

Até 27 de novembro (HOJE), é possível votar no seu favorito. O mais votado vai ganhar um prêmio. Entre os temas que os filmes abordam estão a violência contra mulheres, crise migratória, acesso à educação, pessoas com deficiência e infância. 

Veja abaixo três dos curtas-metragens: o brasileiro “Amado inimigo”, de Augusto Zirbes Stauder e Bruna Weber Correa; o francês “O monólogo”, de Florent Sabatier; e o iraniano “Mocinha”, de Fatemeh Saeedi e Saeed Aghakhani. 












Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário que será enviado para o LOR.

Mais visitadas

PJ, o duro

Este livro é uma ousadia

A história em quadrinhos sobre a Amazônia