De Cuba, com coragem



Acabo de ler “De Cuba, com carinho”, o livro que reúne alguns textos da blogueira cubana Yoani Sánchez (foto), que diariamente posta comentários críticos sobre o cotidiano em seu país (ver capa). O livro foi lançado no Brasil em 2009 e vem com um comentário final do Demétrio Magnoli, situando a jornalista virtual no contexto histórico de Cuba.

Yoani esclarece muitos dos sentimentos difusos que percebi na minha estadia em Cuba no final do ano passado (ver página ao lado), um ambiente velado de restrição à liberdade de expressão, semelhante ao que vivi durante a ditadura militar brasileira.

Yoani mostra grande coragem ao expor publicamente suas críticas e continuar vivendo na ilha, sofrendo as restrições comuns a todos aqueles considerados contrarrevolucionários. Não fosse sua ousadia de se expressar e permanecer em sua terra, talvez seus textos passassem desapercebidos, porque são relatos cotidianos das dificuldades rotineiras comuns a todas as comunidades que vivem em dificuldades econômicas, mas Yoani não realiza sobre elas reflexões mais profundas sobre suas causas. 


Fica-me a impressão de que o regime castrista se sente ameaçado pelos textos de Yoani Sánchez não pelo que eles dizem, independentemente de serem ou não verdade, mas pelo péssimo exemplo da liberdade de se dizer o que se pensa.

Toda ditadura se torna ridícula ao envelhecer, mas, nem por isso, menos cruel.












  



Comentários

Mais visitadas

A última aula do Professor Enio

Querido Ziraldo

Último post